segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Colegas! Vamos contribuir com a pesquisa?!

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA – UFSM
Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação
EAD – UAB – Pólo São João do Polêsine-RS
__________________________________________________________________
Prezado (a) Professor (a)

Este questionário faz parte de meu estudo final do Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à Educação, que tem por objetivo pesquisar sobre do Uso de Blogs na prática docente.
Sua participação é de grande valia ao meu trabalho, além de contribuir com pesquisas e metodologias inovadoras para a educação.
Agradeço sua atenção.
Professora Ângela Balbina Picada Roveder

Nome:
Idade:
Tempo de Magistério:
Carga Horária na Escola Augusto Ruschi:
Carga horária em outras escolas ou estabelecimentos:
Graduação:
Série que atua:

1. Você já conhecia a ferramenta Blog?

2. Já havia trabalhado de forma pedagógica com esta ferramenta?

3. Em sua opinião, o Blog auxilia:

3.1 na prática pedagógica? Por quê?
3.2 na aprendizagem dos alunos? Por quê?
3.3 na gestão do tempo de organização dos planos de ensino? Por quê?
3.4 na gestão da organização dos conteúdos didáticos? Por quê?

4. Você utiliza os Blogs só no laboratório? Por quê?

5. Qual a relação entre suas aulas no Laboratório de Informática utilizando o blog e suas aulas em sala de aula?

6. Em sua opinião, a Oficina de Blogs contribuiu para organizar e melhorar o planejamento de sua prática pedagógica? Por quê?
obs.: use o link comentários para as respostas.

25 comentários:

  1. Nome: Maritsa Becker Moro
    Idade: 44
    Tempo de Magistério: 23 anos
    Carga Horária na Escola Augusto Ruschi: 20 h
    Carga horária em outras escolas ou estabelecimentos: 20h
    Graduação: Ensino Superior
    Série que atua: Séries Iniciais

    1. Não
    2. Não
    3. O Blog auxiliou em todos os aspectos pois é um instrumento que podemos dispor como professor e que nos possibilita complementar o trabalho em sala de aula, bem como organizar melhor os conteúdos didáticos, o que se quer alcançar com os alunos, de forma bem mais atrativa e agradável, até mesmo lúdica.

    4. Sempre que é possível utilizo o Blog no laboratório por que é uma forma de fixar conteúdos já trabalhados em sala de aula. Também passo o endereço do Blog para os alunos trabalharem em casa.

    5. Procuro colocar no Blog atividades relacionadas aos conteúdos desenvolvidos e também algumas sugestões e curiosidades apresentadas pelos alunos.

    6. A Oficina de Blogs , com certeza contribuiu para organizar e melhorar o planejamento da prática pedagógica, pois em primeiro lugar aprendemos criar um espaço onde fica armazenado uma seleção de atividades que vem de encontro com aquilo que nós queremos atingir no aluno que é uma aprendizagem de qualidade e em segundo lugar um estudo com prazer.

    ResponderExcluir
  2. Solaine P. de Arruda
    58 anos
    32 anos de magistério
    40 h na esc Ruschi
    Matemática LP
    5ª e 6ª séries
    1. Sim
    2. Nâo porque não tinha prática e conhecimentos para montar um blog
    3
    3.1 Sim ,porque passei a conhecer outros recurso e inclui-los nos meus planejamentos
    3.2 Sim. Pois desperta a curiosidade pelo novo e promove uma interação com atividades interessantes ,bem como com o manuseio de computadores o que pára alguns ainda é novidade.
    3.3 Sim. O blog é uma maneira de organizar o meu plano podendo incluir as tecnologias de maneira simples e proveitosa.
    3.4 . Sim . Através do meu blog,posso desenvolver novos conteúdos e reforçar algumas tarefas de uma forma diversificada e criativa ,onde o acesso não se limita à escola
    4. A maior parte do uso é no laboratório, pois os alunos ainda têm dificuldades em acessar fora deste ambiente. Claro que alguns o fazem em casa, mas para promover o acesso a todos ,usamos o laboratório.
    5. O blog é uma extensão da minha sala de aula. Lá,coloco atividades e textos que vem ao encontro da minha disciplina. Variando as metodologias e buscando maior interesse do alunos.
    Sim, porque com a construção do blog comecei a conhecer novas ferramentas e a testá-las, me desafiei, acertei,errei e consegui iniciar uma etapa nova com as tecnologias.

    ResponderExcluir
  3. Nome. Rosane T. Peixoto Santos
    54 anos
    Tempo do magistério. 30 anos
    Carga horária no Ruschi. 40 horas
    Graduação. Licenciatura curta em Ciências Físicas e Biolágicas
    Série que atua. 5 ª e 6ª
    1. não
    2. não
    3. poderia ter ajudado se eu me dedicasse em casa.

    4.5.6 Sim, a oficina foi ótima , bem explicado, gostei muito aqui me senti a vontade para expor minhas angústias; mas em casa, eu tenho dúvidas e estou só , é muito difícil , mas sei que com a ajuda das colegas eu prenderei muito e com certeza vou excluir esta dificuldade que estou encontrando.
    Ainda estou me familiarizando com as tecnologias, mas prometo que vou chegar lá!

    ResponderExcluir
  4. Eu sou a Santa Teresinha Durlo Denardi, tenho 61 anos, 20 de Magistério Estadual e aposentada no Magistério Municipal.
    Trabalho na escola Augusto Ruschi com 20 horas semanais e atuo com 3º ano.
    Tenho curso de Pedagogia e pós graduação em Educação Ambiental.

    1) Ainda não conhecia o Blog, mas participei das Oficinas de Blogs ministrado pela professora Ângela que não mediu esforços e PACIÊNCIA para que eu pudesse utilizar esta maravilhosa ferramenta..

    2) Passei a trabalhar agora de forma pedagógica.

    3) O Blog está me auxiliando na prática Pedagógica porque os alunos se sentem valorizados em ver seus trabalhos publicados na internet.

    2.1) O Blog auxilia na aprendizagem dos alunos porque o conteúdo pode ser dado ou revisado de forma mas prazerosa saindo um pouco da rotina de sala de aula.

    2.2) Utilizo o Blog só no laboratório porque nem todos os alunos possuem computador em casa.

    2.3) A relação que se estabelece entre as aulas no Laboratório de Informática com o Blog e as aulas em sala de aula, é que ambas visam o mesmo objetivo, proporcionar conhecimentos e o desenvolvimento de atitudes. Uma reforça a outra.

    4 Contribuiu muito porque não me considero mais uma analfabeta digital e já posso trabalhar com meus alunos. Ainda tenho muito a aprender, mas sei que vou superar minhas dificuldades, pois posso contar sempre com minha colega Ângela que está sempre disposta a auxiliar.

    ResponderExcluir
  5. Nome: Elisabete Bohrer de Azevedo
    Idade: 54
    Tempo de magistério: 14 anos
    Carga horária na escola Augusto Ruschi
    Graduação: Curso de Letras-Português / Inglês
    Série que atua: 5ªs e 6ªséries do Ensino Fundamental

    1.Já havia visitado alguns, mas não sabia como funcionava.
    2.Não.
    2.1 O blog auxiliou na minha prática pedagógica porque adquiri mais conhecimento e segurança no domínio dos recursos da informática e passei a ter mais interesse em diversificar e inovar a prática de sala de aula.
    2.2.Na aprendizagem dos alunos ainda que, indiretamente, o trabalho com o blog foi positivo, tendo em vista que ainda não tenho me dedicado a ele como deveria. Indiretamente porque tenho pesquisado mais nas páginas da internet e, dessa forma, tenho utilizado mais jogos e estratégias diferentes de desenvolver os conteúdos em minhas aulas.
    2.3.Na gestão do tempo de organização dos planos de ensino ele auxilia, à medida que temos de refletir sobre as prioridades e necessidades de nossos alunos.
    2.4.Na gestão da organização dos conteúdos didáticos, da mesma forma auxilia, porque somos levados a agir de modo mais criterioso com relação às prioridades de conteúdos e necessidades de nossos alunos.
    3.Tenho tentado utilizar os blogs fora do laboratório e estou procurando utilizá-lo ainda com algumas dificuldades que aos poucos são sanadas com a ajuda da prof.ª Ângela e das colegas do curso, o que tem sido muito proveitosa.
    4.Como já disse anteriormente, a utilização do blog contribuiu na minha prática de sala de aula pois foi uma oportunidade de rever minha postura como professora e repensar os métodos utilizados até então.
    5.A Oficina de Blogs contribuiu para organizar e melhorar o planejamento da prática pedagógica, em todos os sentidos e, especialmente, porque fez com que o grupo de professores de nossa escola resgatasse a grande necessidade do trabalho integrado, visto que o mesmo tem como objetivo uma educação mais comprometida com o diálogo e socialização de ideias, que enriquecem não somente o trabalho pedagógico, mas a convivência e interação de todos.

    ResponderExcluir
  6. Nome- Rosemarie Kork Schmitt
    Idade- 47 anos
    Tempo de Magistério- 7 anos
    Carga Horária- 40 horas
    Graduação- Licenciatura em Geografia, Bacharelado em Geografia e Pós-Graduação em Geografia Ambiental Urbana
    Série que atua-5ª,6ª,7ª e 8ª séries do ensino fundamental

    1) Não
    2) Não
    3) Sim, eu acho que o Blog auxilia muito na prática pedagógica, pelos recursos que oferece, tornando a aprendizagem dos alunos mais diversificada e direcionada aos seus interesses tecnológicos.
    4) No entanto pela falta de uma dedicação maior não aproveitei muito este recurso ainda.
    5 e 6) Hoje, cada vez mais vejo que a informática é um recurso muito importante.O que falta é doutrina, principalmente da minha parte.
    A professora Angela tem um papel muito importante,proporcionando momentos como a Oficina do Blog mostrando a importância da informática na educação, sempre com muita dedicação e determinação.

    ResponderExcluir
  7. Nome:Gladis Cerolini Bolzan
    Idade:54 anos
    Tempo de magistério:25 anos
    Carga horária na Escola Augusto Ruschi:20 horas
    Graduação:Ensino Superior
    Série que atua:5ª

    1)Não
    2)Não
    3,4,5 e 6)Fica comprometida qualquer opinião a respeito,seja na prática pedagógica,seja na aprendizagem,na organização dos planos,ou nos conteúdos didáticos,porque não foram aplicados.
    Todavia,o que aprendi durante a oficina,conscientizando-me da utilidade da aplicação didática desta ferramenta,que no meu caso particular,fica condicionada ao uso cotidiano do Blog,em casa,para,assim,melhor dominar esta técnica.
    De modo diferente,,os ensinamentos acerca da utilização do Blog,ministradas durante a oficina foram bastante proveitosos.
    Na questão do uso do Blog,a professora Ângela-coordenadora do curso-estava sempre á disposição para diminuir as dúvidas,facilitando o aprendizado.

    ResponderExcluir
  8. Aurea Suzana Monteiro
    Entre 40 e 50 anos!
    22 anos de magistério
    20 h na a e Escola Augusto Ruschi
    20h em outra escola
    Licenciatura plena em História
    3ª série E.F

    1. Não
    2. Não

    3.
    3.1.
    Sim porque é mais um instrumento para buscarmos uma melhor aprendizagem
    3.2
    Sim, pois eles têm o contato com as tecnologias que fazem parte da vida atual de todos podendo interagir não só na escola , com maneiras diferentes de aprender os conteúdos .
    3.3
    Sim. No momento em que exercitamos e entendemos o processo,facilitamos a organização das atividades e a atualização constante.
    3.4
    Auxilia porque podemos registrar cronologicamente as atividades, complementar e reforçar estudos, fazendo uma programação com antecedência em qualquer local onde tenhamos internet para acessar o blog.

    4. Na maioria das vezes, usamos o laboratório, mas na medida em que têm o acesso fora da escola, os alunos visitam e participam.Embora tenhamos consciência de que podemos investir ainda mais nessas atividades.

    5. Através das aulas no labInfo, fazendo uso dessas ferramentas, damos continuidade, complementamos o trabalho da sala de aula, principalmente com atividades de reforço e fixação de conteúdos.

    6. Sim, pois descobrimos e exploramos mais um recurso que, se bem aproveitado, organiza e facilita nosso planejamento, ajuda na organização do pouco tempo que dispomos e promove a interação com os alunos de forma criativa, interessante e inovadora.

    ResponderExcluir
  9. Nome: Daniela Homrich
    Idade: 33 anos
    Tempo de Magistério: 8 anos
    Carga Horária na Escola Augusto Ruschi: 20 h
    Carga horária em outras escolas ou estabelecimentos: 20 h
    Graduação: Pedagogia
    Série que atua: 2° e 3° ano

    1. Sim.
    2. Não.
    3.1. O blog auxiliou na minha prática pedagógica, porém ainda não o utilizei da maneira adequada. Não dispus o tempo que ele merece.
    3.1. O blog auxiliou na aprendizagem dos alunos, pois enriquece o conhecimento da informática e possibilita troca de experiências.
    3.3. Não. Porque ainda não consigo organizar meus planos diários no blog.
    3.4. Não.
    4. Não. Às vezes, faço pesquisas em blogs.
    5. Não realizei aulas no laboratório de informática utilizando o blog.
    6. A oficina blog enriqueceu o meu conhecimento na área, assim como pode contribuir pra melhorar o planejamento da prática pedagógica, pois é um recurso a mais que devo explorá-lo.

    ResponderExcluir
  10. Nome: Lecir Medianeira Louzada
    Idade: 46 anos
    Tempo de magistério: 21 anos, sala de aula
    Carga Horária na Escola augusto Ruschi: 20 horas
    Graduação: Pós em Gestão Escolar
    Série que atua: 3º ano

    1) Você já conhecia a ferramenta blog? Sim

    2) Já havia trabalho de forma pedagógica com esta ferramenta? Sim

    3) Na sua opinião, o Blog auxiliou:

    3.1) Na prática pedagógica? Por quê?
    Facilita quanto à organização de trabalhos e auxilia no estudo em casa para os alunos que dispõem deste recurso em casa, para estudar..

    3.2) Na aprendizagem dos alunos? Por quê?
    A aprendizagem torna-se mais interessante, pois são utilizadas atividades com recursos diferentes que ajudam de diversas formas na construção saber. Os alunos aprendem brincando.
    Para o aluno existe um crescimento sistemático, a partir de diversas oportunidades, variedade de informações, que eles vão construindo o seu conhecimento.

    3.3) Na gestão do tempo de organização dos planos de ensino? Por quê?
    Existe a necessidade de um tempo bem maior para a pesquisa, organização e publicação dos resultados.

    3.4) Na gestão da organização dos conteúdos didáticos? Por quê?
    É fenomenal, pois facilita de muitas maneiras. Nos primeiros levamos mais tempo, depois já sabemos os caminhos e organizamos com mais facilidade e riqueza nas atividades.

    4) Você utiliza os Blogs só no laboratório? Por quê?
    Não. Porque para trabalhar com os alunos exige um tempo considerável disponível para organização do mesmo.

    5) Qual a relação entre suas aulas no Laboratório de Informática utilizando o blog e suas aulas em sala de aula?
    Adoro trabalhar com Blog, pois é uma maneira de estimular os alunos e trabalhar muitos conhecimentos, enriquecendo o processo educativo, ensinar a pesquisar, compartilhar, construir, revisar, organizar, expor,.... Quem sai ganhando é o aluno.

    5) Em sua opinião, a oficina de Blogs contribuiu para organizar e melhorar o planejamento de sua prática pedagógica?Por quê?
    Sim, porque sempre que queremos, aprendemos, colocamos em prática e criaremos a agilidade e a familiaridade com o aplicativo. Quanto mais trabalhamos co o recurso, mais descobrimos alternativas diferentes.
    A oficina é o instrumento que passa a idéia, noções. O professor constrói O SEU APRENDIZADO, no dia a dia com seus alunos, de acordo com a realidade da turma.

    ResponderExcluir
  11. Nome: Dirce Aguiar
    Idade: 48 anos
    Tempo de Magistério: em 15/09 faço 49 de Magistério
    Carga Horária na Escola Augusto Ruschi: 20 horas
    Carga horária em outras escolas ou estabelecimentos: 20 horas
    Graduação: Pedagogia Anos Inicial Incompleto e Cursando Matemática na UFSM
    Série que atua: Na E. Augusto Ruschi com 4ª série e na outra escola com Oficina de Reciclagem de Papel

    1. Você já conhecia a ferramenta Blog? Sim

    2. Já havia trabalhado de forma pedagógica com esta ferramenta?Não

    3. Em sua opinião, o Blog auxilia:

    3.1 na prática pedagógica? Por quê? Sim, pois tem colaborado de forma significativa no processo ensino aprendizagem, na relação professor aluno, na busca da tão sonhada aprendizagem significativa. Aproximando o objeto de estudo, as aulas ficam contextualizadas com o mundo real (mundo este fora da escola e mais interessante ao nosso aluno). Aqui o aluno tem liberdade de escolha dos temas, ele também utiliza vários recursos tecnológicos.
    3.2 na aprendizagem dos alunos? Por quê? O aluno passa a interagir com o grupo e professores, eles começam a desenvolver valores como respeito, solidariedade e Cooperatividade, recuperam a auto-estima, tudo isso na medida em que se vê como parte integrante desse processo, passa então a socializar o conhecimento e as experiências.
    3.3 na gestão do tempo de organização dos planos de ensino? Por quê? Acredito que o Blog é extremamente importante para educadores comprometidos com uma melhor qualidade do processo educacional, pois é um dos caminhos para a tão almejada aprendizagem significativa. E tem mais, o mundo requer mudanças e as mudanças necessitam de professores qualificados. Então precisamos acompanhar as evoluções do mundo. Somos parte deste contexto e não algo isolado. Temos que dispor de tempo para nos reciclarmos, nos renovarmos como sujeitos.
    3.4 na gestão da organização dos conteúdos didáticos? Por quê?O professor é o responsável em transformar as informações de aprendizagem e conhecimentos, indo além da mera transmissão, deve reproduzir um novo conhecimento, construído com o grupo, sendo assim significativa a sua realidade.

    4. Você utiliza os Blogs só no laboratório? Por quê? Não. Porque gosto de navegar e ver os outros blogs. O mundo virtual faz parte do meu dia –a –dia, pois com ele estabeleço meus contatos.

    5. Qual a relação entre suas aulas no Laboratório de Informática utilizando o blog e suas aulas em sala de aula?Bem, vivemos em uma época de globalização, de constantes transformações principalmente no que se refere às mídias (rádio, TV, jornais, computadores, celulares....Devido a velocidade na produção de informações e conhecimentos , temos um novo aluno, com um perfil bem diferente daquele de anos atrás, em que só recebia conteúdos de maneira passiva, onde o professor era um transmissor de conteúdos. Hoje precisamos nos reciclar e entender a necessidade de implantar novas metodologias para o seu aprendizado, usando então as novas tecnologias. Então passo a utilizar o Laboratório de Informática para aproximar a realidade do aluno, do mundo (realidade virtual) da realidade da escola.

    6. Em sua opinião, a Oficina de Blogs contribuiu para organizar e melhorar o planejamento de sua prática pedagógica? Por quê? Sim, a Oficina de Blogs, ministrada pela professora Ângela está de parabéns,pois proporcionou uma pausa em nossas aulas, assim adquirimos a formação necessária, a capacitação para a criação do mesmo.
    Eu, por comodidade, vinha adiando a criação do blog, por achar que este seria algo que iria ocupar mais meu tempo e, no entanto percebo que é de extrema importância a utilização do blog, para mostrar o trabalho que realizo com meus alunos, divulgar suas criações. Tem mais, publicar os trabalhos dos alunos recupera a auto-estima e estabelece um maior vinculo afetivo entre professor e aluno. O professor comprometido é o que participa.

    ResponderExcluir
  12. Graciela Alfaro Ali
    43
    19 anos
    20h
    2oh
    Pedagogia , Especialização em Educação Infantil.
    No 2º ano e na Educação Infantil.
    1)Sim já tinha ouvido falar acessado alguns.
    2)Não está sendo a 1ª vez.
    3-1-Sim,Porque nos leva interagir com nosso aluno inicialmente em uma ferramenta atual como a internet,e também nossas aulas podem ficar mais agradáveis,interessante no momento onde o aluno verá seu próprio trabalho postado no blog da turma.
    3-2)Claro que sim ,pois no momento no qual o mesmo aprende os conteúdos a fins do seu ano em uma ferramenta educacional que eles adoram usar é muito gratificante,e acredito que mais interessante.
    3-3)Sim,porque podemos utilizá-lo acrescentando mais atividades ou até mesmo retirando-as sem o gasto de xérox,mimeografo, e até mesmo pó do giz o qual muitos professores e alunos apresentam alergia.
    3-4)Sim,pois através da internet me fornece uma gama de sites onde eu poço retirar os conteúdos a serem trabalhados,por exemplo atualmente o assunto da gripe suína.

    4)Não, porque quando necessito realizar alguma pesquisa sobre vários assuntos acesso os blogs para ter as respostas necessárias.

    5)A relação é total ,pois uso o blog com conteúdos a fins trabalhados na sala de aula.

    6)Sim,porque me ofereceu uma nova e atual ferramenta para trabalhar com meus alunos,e também levá-los a interagir com outras realidades de escolas da cidade , e também de outras cidades,estados brasileiros.

    ResponderExcluir
  13. Nome:Zuleika Maria da Silva Ries
    Idade: 50
    Tempo de Magistério:18 anos
    Carga Horária na Escola Augusto Ruschi:
    Carga horária em outras escolas ou estabelecimentos:20 horas no Município
    Graduação:Pedagogia com Especialização
    Série que atua: 2º ano, no Estadual e 5º ano, no Municipal

    1. Você já conhecia a ferramenta Blog? Não


    2. Já havia trabalhado de forma pedagógica com esta ferramenta?
    Nâo

    3. Na sua opinião, o Blog auxiliou:
    3.1na prática pedagógica? Por quê?
    Confesso que ainda não me auxiliou da forma que pretendo usa-lo, mas sei que na medida do possível irá me facilitar muuuuito, principalmente na troca de figurinhas com as colegas, idéias com projetos afins, tempo, distância, etc.
    3.2na aprendizagem dos alunos? Por quê? Ainda não, mas já estou pesquisando atividades para serem trabalhadas no laboratório de informática uma vez que meus alunos são de 2º ano, (alfabetização) e atividades a distância por hora acho complicado.

    3.3na gestão do tempo de organização dos planos de ensino? Por quê?
    Sim, na questão do tempo, economia de papel, trabalho a distância e principalmente por que é a ferramenta mais usada globalmente, onde todos devem ter acesso e a escola junto ao professor são os meios incentivadores e usuários, desse trabalho.
    3.4na gestão da organização dos conteúdos didáticos? Por quê?
    Embora não esteja muito ativa nesta questão, estou em processo de organização, devido a importância citada acima.
    4. Você utiliza os Blogs só no laboratório? Por quê?
    Não, como já citei antes, e muito importante a troca de idéias com as colegas e facilita por ser um trabalho a distaância, enriquece, oferece maior segurança...e economiza temmmmmpoooooo. Por hora, só visitando as colegas e tentando dominar mais as ferramentas..., adquirir segurança....

    5 .Qual a relação entre suas aulas no Laboratório de Informática utilizando o blog e suas aulas em sala de aula? Como já disse anteriormente, estou em processo de pes- quisa de trabalhos e principalmente na organização de projetos com as atividades de sala de aula, fotos, cadernos de histórias, etc. Tão logo estarei relacionando as atividades práticas com as virtuais, digo, tendo o prazer de eles visualizarem, modificarem, acrescentarem e ou realizarem tarefas pelo blog. Que é mais fácil para eles.


    6. Em sua opinião, a Oficina de Blogs contribuiu para organizar e melhorar o planejamento de sua prática pedagógica? Por quê?
    Sim e muito, uma vez que economizamos tempo e dinheiro e principalmente estamos atualizados com a sociedade atual.

    ResponderExcluir
  14. Orizabete Aquino da Silva
    47 anos
    17 anos
    20 horas
    Especialista

    1. não
    2. não
    3. 4. 5. Penso que o blog é um instrumento de manejo simples que pode facilitar e contribuir grandemente nom processo de educação e aprendizagem escolar.
    Pontuaria algumas questões que percebo como necessárias de serem consideradas:
    - a sedução dos novos usuários devido a questões de cultura, de acesso e reorganização do tempo e do espaço nas interações;
    - a facilitação no acesso;
    - a intervenção e introdução pedagógica como instrumento de possibilidades;
    - a produção de cultura de pesquisa,interação virtual, comunicação via digital;
    - tempo de e para apropriação e retro alimentação.
    Considero que estas questões têm sido contempladas da forma que o projeto desta escola tem se desenvolvido. Mesmo assim, estou em fase inicial de apropriação e utilização. Já percebo meu blog como um recurso a mais que pode qualificar meu trabalho. Tenho planejado, pesquisado e proposto atividades, aos meus alunos, contextualizados em nosso programa de trabalho em aula.
    O retorno tem sido positivo, apesar de limitado devido a indisponibilidade de recursos materiais, nesse sentido torna-se importante o acesso ao laboratório da escola onde efetivamente se oportuniza experiências a todos os envolvidos.

    6. Na minha opinião o blog a princípio serviu para me desafiar, depois me senti capaz de compreende-lo, me apropriar e utiliza-lo como um instrumento, tecnológico atual, que pode ser grande aliado na facilitação, atualização e sofisticação de minhas intervenções pedagógicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bete, sou a Lúcia da UFRGS... Saudades amiga! Me responda por favo, estou tentando te achar a anos... Beijos!

      Excluir
  15. Neusa Salete de Quadros
    47 anos
    30 anos
    40 hs no Ruschi
    --
    3º grau Licenciatura Plena em Educação Física
    3ª série
    1. Só de ouvir falar, mas não aplicado na prática pedagógica.
    2. Nunca.
    3. 3.1 Sim. Porque além de ser uma ferramenta a mais para utilizar, desperta sobremaneira o interesse do aluno sobre o assunto a ser trabalhado porque o computador é objeto de interesse do aluno.
    3.2 Sim. Porque possibilita postar exatamente aquilo que se quer trabalhar.
    3.3 Mais ou menos. Porque no início é mais difícil por ser algo novo, pelo menos para mim, mas com o tempo certamente agilizará em muito o meu trabalho.
    3.4 Ainda estou construindo esta parte para utilizar o blog com minha turma.
    4. Sim. Ainda não possuo um máquina em casa com acesso à internet.
    5. Com certeza, pois me fez crescer como profissional, possibilitando meu acesso na informática, melhorando minha auto estima pois me senti participando da era digital e consequentemente minha prática pedagógica melhorou o que me levou a me interessar ainda mais em explorar esta ferramenta “blog”. Obrigada pela oportunidade e parabéns pelo trabalho de todos vocês, em especial agradeço a colega Ângela por apostar em nós e nos incentivar. Grande pessoa e profissional competentíssima!

    ResponderExcluir
  16. ADRIANE OLIVEIRA DA COSTA
    33 ANOS
    9 ANOS DE MAGISTÉRIO
    20 HORAS NA ESCOLA AUGUSTO RUSCHI
    GRADUADA EM PEDAGOGIA COM HABILITAÇÃO PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
    1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
    1. ESTOU CONHECENDO AGORA (DESDE MAIO 2009)
    2. IDEM AO Nº 1
    3. COM CERTEZA ESTÁ AUXILIANDO
    3.1 NA PRÁTICA PEDAGÓGICA, POIS POSSIBILITA UMA MAIOR ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO, UM CAMPO MAIOR DE PESQUISA E INTERAÇÃO COM OUTRAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E, ALÉM DISSO, É MUITO MAIS GOSTOSO TRABALHAR DESSA FORMA!!!!!!!!
    3.2 NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, POIS OS MESMOS SENTEM MUITO MAIS PRAZER POR ESTEREM EM CONTATO COM UMA FERRAMENTA “NOVA” E “DIFERENTE” E TAMBÉM MAIS MOTIVADOS E VALORIZADOS AO VEREM SUAS PRÓPRIAS PRODUÇÕES NA WEB...
    3.3 ALÉM DE SER POSSÍVEL ORGANIZARMOS OS PLANOS DE ENSINO PARA O ANO TODO, TAMBÉM PODEMOS MODIFICAR ESSES PLANOS A QUALQUER MOMENTO, CARACTERIZANDO, ASSIM, A FLEXIBILIDADE DO PLANEJAMENTO.
    3.4 QUANTO A ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DIDÁTICOS, NOS OPORTUNIZA UM LEQUE DE POSSIBILIDADES...
    4. PARA TODO TIPO DE ATIVIDADE QUE PLANEJO BUSCO EXPERIÊNCIAS NOVAS E DIFERENTES NOS BLOGS (TROCAS DE CONHECIMENTO).
    5. AS ATIVIDADES SE INTERRELACIONAM, OU SEJA, UMA DÁ CONTINUIDADE A OUTRA.
    6. COM CERTEZA, SIM. A JUSTIFICATIVA DESSA RESPOSTA, ESTÃO NAS RESPOSTAS ANTERIORES.
    26 de Agosto de 2009 14:20

    obs.: este comentário foi postado por engano no post trocado.
    foi então transportado para este!

    ResponderExcluir
  17. Rosecler Hinerasky da Silva
    43 anos
    18 anos de magistério
    40 horas
    5° séries do Ensino Fundamental e 1° e 2° do Ensino Médio
    Formada em Artes Plásticas, com Especialização em Arte-Educação

    1.Conhecia, já tinha visto vários blogs educativos.
    2.Não
    3.1 Sim e muito
    3.2 Facilita a aprendizagem e aumenta o interesse dos alunos em visualizarem seus desenhos no blog.
    3.3 Sim, pois fica todo o conteúdo no blog.

    3.4 Ter um blog me abriu oportunidades de entrar em contato com outros professores de Artes e assim trocamos experiências.

    4. Utilizo o blog em casa postando as atividades dos alunos.

    5.Facilita, pois quando trabalhamos com alunos o assunto já está no blog, e os links para pesquisas também já coloco no blog.

    6.Contribuiu muito para a minha prática pedagógica, facilitando o acesso dos alunos para os conteúdos e para visualizarem as obras a serem trabalhadas. Os alunos gostam de ver seus desenhos postados no blog.

    ResponderExcluir
  18. Dariane
    43 anos
    19 anos de magistério
    40 horas
    ensino superior
    quarto ano (terceira série)

    1 - Sim.

    2- Iniciei o trabalho com blogs no ano 2009 ao participar da oficina de blogs da escola Augusto Ruschi.

    2.1 a 2.4 - Considero o blog uma otima ferramento educacional pois auxília na prática pedagógica . O professor organiza suas atividades no tempo que dispõe , seja no seu ambiente de trabalho ou em casa . As aulas ficam enriquecidas através da seleção de conteúdos feitas de acordo com a necessidade e capacidade da turma , tornando aprendizagem mais lúdica onde o aluno interage e aprende .

    3- Por enquanto , só utilizo no laboratório , porque estou em processo de aprendizagem com a informática.

    4- As aulas de informatica são uma complementação das aulas diárias com os alunos . Coloco no blog atividades que enriqueçam as minhas aulas.

    5- O blog complementa na medida que o professor saiba utiliza-lo como apoio para suas aulas . No meu planejamento procuro fazer pesquisas que auxília, na prática.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  20. Roni Rojane Marconato
    47 anos ,28 anos de magistério
    40 horas na Escola Augusto Ruschi
    Pedagogia- pós em Psicopedagogia
    Atuação em 2º ano do Ensino Fundamental


    1-Não.
    2-Não
    3-Para mim é tudo ainda novo, não consegui trabalhar muitas coisas ainda, mas estou me esforçando para aprender e melhorar minhas aulas.
    Acredito que para o aluno seja muito mais agradável e novo trabalhar assim e para o professor economia de tempo na elaboração de atividades , conteúdos e de plano de ensino.
    4-Até o momento sim, porque estou em fase de aprendizagem.
    5-Uma complementa a outra.
    6-Com certeza o blog veio para contribuir com nosso trabalho, tornando-o mais atraente e facilitando nosso planejamento.

    ResponderExcluir
  21. Mercedes Janeti Di Fanti Santos
    51 anos
    19 anos de estado e aposentada pelo município de Quevedos
    40 h no Ruschi
    Graduada em Pedagogia - Supervisão. Didática e estrutura
    Especialista em Supervisão
    Segundos anos t 22 e 25



    1. Não, conhecia a ferramenta Blog.

    2. Não.

    3. O Blog:
    3.1.É um novo instrumento, que enriquecerá a prática pedagógica, dando oportunidade de renovar a metodologia e as técnicas do processo ensino aprendizagem.

    3.2.Na aprendizagem é importante para os alunos acompanharem o avanço da tecnologia, tornando as aulas mais atrativas e de qualidade.

    3.3.Na gestão do tempo de organização dos planos de ensino, o Blog auxilia a melhorar a qualidade, adequando a realidade da comunidade escolar e suas necessidades básicas.

    3.4.Na organização dos conteúdos didáticos, facilita a criação de novas técnicas de trabalho, novos métodos, melhorando a qualidade e tornando mais atrativa as aulas.

    4. Porque, no momento estou em transição de residência, sem acesso a internet.

    5. Devido a falta de tempo, estou usando como registro e troca de experiências, pretendo me organizar para melhor aproveitá-lo.

    6. Sim, como já afirmei em respostas anteriores, foi uma ótima oportunidade, depende agora do interesse e dedicação de cada participante.

    ResponderExcluir
  22. Angela Maria Tonetto da Siveira
    37 anos
    6 anos de magistério
    20 horas no Ruschi
    -
    Pedagogia-séries iniciais
    3º ano

    1. Não
    2. Não
    3. 1 Sim. Pela facilidade de se obter informações rápidas e ilustradas, usando links e textos e assim despertando mais interesse aos alunos.
    3.2 Muito! Interessados, eles prestam maior atenção aos conteúdos, aprendendo mais.
    3.3 Existe maior facilidade e rapidez na pesquisa e organização do trabalho
    3.4 Sim, pois a organização possibilita interação com imagens, textos com melhor visualização. Podemos planejar e modificar sempre que necessário.
    4. Sim, pois ainda não possuo computador e a maioria dos alunos também não.
    5. Aquilo que foi trabalhado no blog é planejado para ter continuidade na sala de aula e vice-versa.
    6. Contribuiu, principalmente para meus conhecimentos no computador,pois eu era leiga no assunto e agora dou continuidade e posso aprender mais.

    ResponderExcluir
  23. Nome: Ereni Heldt Motta
    Idade: 54 anos
    Tempo de Magistério: 38 anos
    Carga Horária na Escola Augusto Ruschi: 40h
    Carga horária em outras escolas ou estabelecimento: -
    Graduação: Matemática e Ciências , Especialização em mídias na educ.
    Série: 5º e 6º séries

    1- Sim
    2- Sim
    3.1 Sim, porque uso a página para postar atividade, sites de pesquisas, etc, o que facilita o meu trabalho e organiza o tempo disponível para o uso do laboratório de informática.
    3.2 Sim. Porque possibilita a eles o uso da mídia, permite integrar com comentários em publicações e no caso do log da turma, incentiva o grupo a postagens coletivas, entre outros.
    3.3 e 3.4 O blog nos auxilia muito na gestão do conteúdo e planos de ensino,pois permite organizar o tempo, a inter-relação dos conteúdos da disciplina,oferecendo ao aluno um trabalho integrado e compartilhado.

    4- Não, porque como costumo postar sites de atividades que estão relacionadas ao conteúdo que estou desenvolvendo, incentivo meus alunos para usá-los em casa ou em outros locais também.
    5- O uso da informática, normalmente motivo mais ou alunos, mas isso depende naturalmente de como o professor planeja sua aula tanto na informática como na sala de aula.
    5- Acredito que sim, pois já usava o blog anteriormente e na oportunidade da realização da oficina atuei como auxiliar das colegas.

    ResponderExcluir